Tecnologia

Novo padrão da web vai permitir que sites aceitem autenticação por digital

A autenticação em aplicativos usando o leitor de digitais se tornou bem comum depois que sensores biométricos foram adotados por praticamente todas as fabricantes de smartphones, estando atualmente presentes até mesmo em modelos baratos de entrada. No entanto, essa tecnologia ainda não pode ser utilizada para que o usuário faça login em sites, algo que pode mudar em breve.

O World Wide Web Consortium (W3C), organização responsável pelos padrões utilizados na web, fez uma parceria com a Fast ID Online Alliance, um consórcio da indústria criado para resolver problemas relacionados à criação de senhas e nomes de usuários. O objetivo da união é propor um novo método de autenticação que deixaria o usuário usar a digital para fazer login em qualquer site.

A proposta ainda precisa ser discutida, aprovada e testada antes de começar a funcionar. Portanto, não há previsão para quando poderemos usar a novidade. De qualquer forma, o projeto deve ser benéfico para os usuários, principalmente na questão da segurança, incentivando muita gente a deixar de usar os infames “12345” e “qwert” como senha.