Geral

Dia mundial das cidades: como a internet melhora a transparência da gestão pública

No dia 31 de outubro celebra-se o Dia Mundial das Cidades. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que, além do Distrito Federal e do distrito insular de Fernando de Noronha, o Brasil tem 5.568 municípios, o que totaliza uma extensão territorial de 8.510.345,540 km². 


Muitos são os desafios para a gestão pública em administrar um país com uma extensão territorial tão grande e com diferentes atividades econômicas regionais. Uma das formas encontradas pelo governo (Ministério Público a nível federal e Tribunal de Contas a nível estadual) é o Ranking Nacional da Transparência e as Avaliações de Transparências dos TCE’s. Estes processos avaliam a prestação de contas dos municípios e são feitas por meio dos sites das cidades. Por isso, manter os portais de acordo com a legislação evita problemas regulatórios e garante a transparência da gestão, tão importante também para garantir o acesso à informação por parte dos cidadãos. 


Como sua cidade pode ser transparente?


Entre os itens analisados e que devem permanecer disponíveis para qualquer cidadão estão a aplicação dos recursos arrecadados pelos impostos, as fontes de receitas, informações de relatórios de gestão, e os dados gerais dos órgãos. Portanto, os portais precisam conter todas essas informações, além de atender outras exigências legais.


Para o analista de sistemas e CEO da Visãoi Sistemas Web, Fábio Locatelli, muitos municípios acabam não atendendo as exigências legais por não terem um bom assessoramento. "A maioria dos sites públicos brasileiros enfrenta algum tipo de problema, seja ele transparência, acessibilidade, segurança, portabilidade ou péssima qualidade no suporte. Justamente essa foi nossa motivação para proporcionar uma plataforma diferenciada para prefeituras e câmaras. Nossos anos de experiência nos tornaram especialistas nesse assunto e já atendemos mais de 100 clientes em todo o Brasil”. 


Para ele, a Visãoi tem como um de seus objetivos mudar a realidade de muitas cidades e a vida de muitos gestores. “Entendemos que a gestão das cidades precisava de fornecedores especializados e capacitados para ajudar na questão da acessibilidade e transparência. Isso dá autonomia para quem trabalha em prefeituras e câmaras de vereadores, além de deixar as informações acessíveis a toda a população. Dessa forma, é possível usar a tecnologia para melhorar a vida das pessoas”, finaliza.